Bem Vindos!
marcador de título

Notícias

 

Temperatura da água da piscina?

31/08/2016

PISCINA QUENTE OU FRIA?

Nós, profissionais de atividades aquáticas, nos deparamos com diversas reivindicações sobre a temperatura da água da piscina principalmente no inverno. Isto não acontece apenas na nossa, mas em todas as escolas e academias de natação e hidroginástica. É muito gostoso entrarmos em uma piscina bem quentinha para fazermos aula no inverno, mas a água muito quente (acima de 31°C) para a prática de atividades físicas pode levar a tonturas, desmaios, ânsia de vômito, pois a nossa pressão arterial abaixa e para quem tem varizes, suas dilatações podem se agravar.

A temperatura ideal para as aulas de natação e hidroginástica está entre 29°C e 31°C, quanto mais fria, maior será o gasto calórico para a prática de exercícios devido à necessidade do corpo em gastar energia para equilibrar a temperatura corporal. É normal sentirmos frio ao entrarmos na piscina porque a temperatura corporal média é de 37°C, então, se passarmos no chuveiro morno ou frio antes de entrarmos na piscina, estaremos “despertando” o nosso corpo para a aula.

Portanto, vamos deixar de lado aquela preguiça de passar na ducha e acabar com o sofrimento de entrar na água com o corpo quentinho.

Profa. Regiane Cristina BastosEducadora Física - http://www.hospitaldaface.com.br/noticias/piscina-quente-ou-fria

TEMPERATURA IDEAL DA ÁGUA DA PISCINA PARA PRÁTICAS ESPORTIVAS

Segundo o livro “Manual Prático de Hidroginástica” - HEIKE BETTENDORF, 2001,

Tentar atingir benefícios de condicionamento físico em temperaturas em torno ou acima de 32º pode não dar bom resultado. Esta faixa de temperatura é muito quente para programas de exercícios vigorosos que produzem calor para o corpo. O exercício aeróbio intenso nesta temperatura provoca o aumento do calor interno do corpo, a elevação do metabolismo e da frequência cardíaca e o aumento da circulação da distribuição de fluídos.

Se a água estiver muito morna, há risco de superaquecimento. A dissipação do calor é de alguma forma impedida e o corpo não é resfriado adequadamente. A temperatura mais elevada é indicada para atividades terapêuticas, como a hidromassagem, os exercícios de fortalecimento ou reabilitação muscular, como programas para artrite e alongamento aquático e natação para bebês, onde temos maior conforto para os alunos.

Portanto, para atividades praticadas em academias, a temperatura ideal para a natação e hidroginástica fica entre 29º e 31º, sempre visando maior qualidade das


Outras Notícias