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Modalidade

Natação

Programe-se para Nadar

nataçãoNadando você queima até 600 calorias por hora e tonifica os músculos de todo o corpo. Além disso, na água os riscos de lesões é mínimo. Para sentir os efeitos, é preciso treinar no mínimo 45 minutos, com freqüência e intensidade adequadas ao seu nível de condicionamento.

Segundo a Federação Internacional de Natação Amadora (FINA), Natação “é a ação de autopropusão e auto-sustentação na água que o homem aprendeu por instinto ou observando animais. É um dos exercícios físicos mais completos”.

O Brasil é um país com a quinta área total do mundo. Ocupa 20,8% das Américas e 4,77% da América do Sul. Essa área total do território brasileiro é de 8.547,403 km2 . Possui 55.457 Km2 de águas internas que equivale a 1,66% da superfície do globo. Clima predominante tropical e conta com uma costa de 7.367 km banhada pelo Oceano Atlântico (Almanaque Abril, 1995). Portanto a importância de “saber nadar” é inquestionável, e a oportunidade de sua aprendizagem deveria ser uma realidade nacional, fato este que não ocorre.

Além desse fator devemos colocar que através da Natação queremos, como objetivo mais amplo, proporcionar ao aluno uma melhoria em sua qualidade de vida por intermédio de um melhor condicionamento físico, de uma relação mais concreta e objetiva com seu corpo, além do lazer e recreação, fins terapêuticos, utilitários e competitivos.

Vantagens da Natção

A água exerce sobre o ser humano um fascínio ancestral, fácil de entender: há milhões de anos nossos antepassados (e de todos os mamíferos) emergiram de mares, lagos e pântanos para conquistar terra firme.

À maioria coletiva, que teria registrado os tempos em que nos movíamos no meio aquático, soma-se a da vida ultra interina, quando flutuamos no líquido amniótico - um oceano particular que oferece sustento e segurança.

A água portanto, constitui um meio Familiar, no qual o homem se sente física e emocionalmente confortável. " Exercitar-se dentro dela é uma das mais completas atividades de estimulação que se pode praticar", diz o Dr. Victor Matsudo.

Segundo o médico, movimentos na água particularmente a natação, aumentam e, disciplinam a capacidade cardiorrespiratória (coração e pulmão); fortalecem a musculatura como um todo(mais força, velocidade e agilidade); e beneficiam as articulações (amplitude de movimento). Esses proveitos vêm acompanhados, de um prêmio nada desprezível: diminuição das gorduras espalhadas pelo corpo desde que o exercício seja praticado regularmente - duas a três vezes por semana, de 30 a 40 minutos por sessão. "O contato com a água contribui ainda para diminuir as tensões emocionais, muitas vezes manifestadas através de músculos enrijecidos, pressão arterial elevada a freqüência cardíaca acima do normal. Além dsso, por disciplinar a respiração, a natação pode ajudar nos casos de bronquite asmática", lembra o Dr. Matsudo.

natação Arma eficiente para ortopedistas, fisioterapeutas, fisiatras e especilistas em medicina esportiva, a estimulação física na água ajuda também na recuperação de atletas lesionados pessoas com problemas no sistema locomotor. Por facilitar os movimentos, os exercícios de recuperação tornam-se menos penosos e compõe um primeiro passo na retomada do trabalho muscular.

A natação ajuda, por fim, a prevenir problemas de coluna vertebral, distúrbios nas grandes articulaçõese facilita a recuperação da flexibilidade em pessoas idosas.

VICTO RODRIGUES MATSUDO E SUELI RODRIGUES DA SILVA

Natação na Terceira Idade

Exercícios dentro d'água promovem sensação de conforto e diminuem os riscos pulmonares, cardíacos e musculares

A atividade física não é só uma força de integrar o idoso à sociedade, mas é também uma maneira de tratá-lo de doenças como as articulares, pulmonares, cardíacas ou muscul

Crawl

É o mais rápido e o melhor para quem quer emagrecer, pois com ele você consegue nadar por mais tempo. Mexe muito com os braços e os ombros.

Peito

É o estilo mais lento, ideal para relaxar. Exercita muito os músculos da perna, do bumbum e do peito. No entanto, pessoas com algum tipo de lesão nos joelhos devem evitá-lo ou adaptá-lo.

Costas

É ótimo para relaxar porque seu rosto está fora d'água e dá para respirar quantas vezes quiser, mesmo nadando devagar. Trabalha muito costa, peito e parte da frente das coxas. Quem não aprendeu bem o estilo, sofre com a água que às vezes entra no nariz.

Borboleta

Normalmente é o último estilo a ser aprendido porque exige muita força e coordenação de movimentos. Para modelar o corpo é o mais completo, mexendo com quase todos os músculos. Não dá para nadar por muito tempo porque cansa demais. Por isso, não é ideal para emagrecer.

Hidroginástica

Hidroginástica A Hidroginástica é uma atividade física muito mais abrangente e eficaz do que normalmente se imagina. Compara-se o seu trabalho ao de musculação, somado ao aeróbio, recebendo ainda os benefícios de uma constante massagem corporal. Além de ser uma forma de condicionar-se fisicamente, ela melhora a resistência muscular localizada, a flexibilidade e diminui o percentual de gordura. É importante perceber que ela nos dá possibilidades variadas de trabalho. Baseando-se no aproveitamento da água como sobrecarga, pode-se exercitar com intensidades extremas, ou seja, realizar trabalhos fáceis e pouco intensos bem como trabalhos difíceis e muito intensos. Muitas vezes as pessoas se exercitam aquém de suas possibilidades devido ao relaxamento provocado pela água. Cabe ao professor despertar em seus alunos a percepção de que eles devem utilizar a água de acordo com suas reais possibilidades.

A Hidroginástica é uma atividade para todos. Pode ser praticada por uma clientela bastante diversificada, desde que se respeitem os objetivos e as limitações de cada grupo ou indivíduo. Destina-se a pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento, como adolescentes, adultos, idosos, gestantes, atletas, pessoas que necessitam de cuidados específicos, etc. Só não deve ser utilizada quando existir uma contra-indicação médica, temporária ou permanente.

A água quando bem explorada, nos dará movimentações eficazes, além de trazer grandes benefícios aos seus praticantes. É fundamental aliar conhecimentos do novo meio com conhecimentos específicos dos exercícios a serem aplicados. É necessário saber como aplica-los dentro do novo meio, utilizando, da melhor maneira possível, técnicas específicas. Dentre diversos aspectos físicos , abordaremos aqueles mais importantes relacionados as aulas de Hidroginástica:

- Empuxo:é a força aplicada de baixo para cima e que atua em sentido oposto à força de gravidade. É conhecida como Princípio de Arquimedes

- "Quando um corpo está completa ou parcialmente imerso em um líquido em repouso ele sofre um empuxo para cima igual ao peso do líquido deslocado.”

Dentro da água o corpo fica submetido a duas forças que atuam em sentido contrário:

- Força de gravidade – atua através do centro gravidade.

- Empuxo – atua através do centro de flutuação.

O empuxo é responsável por facilitar a movimentação dentro da água. Isto ocorre uma vez que o peso corporal dentro d’água é aliviado de acordo com a profundidade em que este se encontra imerso.

De acordo com esses resultados, pode-se dizer que quanto maior o nível de imersão, maior a redução do peso corporal e menor impacto sofrido pelas articulações de sustentação durante a realização dos exercícios. Como se tem menos impacto, o estresse articular será diminuído e, conseqüentemente , estar-se-á menos sujeito a lesões articulares durante as movimentações dentro da água.

A redução do peso merece destaque, pois é devido a esse benefício que a hidroginástica torna-se uma atividade milagrosa. Grupos de terceira idade, de obesos e outros serão beneficiados com a diminuição da carga sobre as articulações, uma vez que conseguirão obter um maior e mais rápido progresso com relação a intensidade, freqüência e duração dos exercícios.

Impacto: é a reação, provocada pelo apoio dos pés contra o solo ao realizar um movimento. É demonstrado através da Lei de Ação e Reação – “A cada ação corresponde uma reação igual e contrária.”

Desde que o impacto sofrido pelo praticante de hidroginástica depende da quantidade de água que cobre este corpo, os exercícios aquáticos, sempre que comparados aos exercícios terrestres, provocarão menor impacto obre as articulações de seus praticantes.

Natação para Bebês

Natação para bebê São inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cárdio-respiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias. Normalmente as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina até por volta dos 2 anos de idade, para que as crianças tenham condições de aprender com segurança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e prazeroso. Contato entre bebês e os pais, fortalece os laços afetivos e as formas de comunicação. Pais e professores atuarão de forma educativa quando, deverão agir apenas como um auxiliador, permitindo ao bebê a liberdade da execução.

É importante lembrar que para os bebês, existem poucas opções de atividades, sendo a água um local onde ele se sente livre, e é estimulado pelo meio líquido a experimentar uma variedade de movimentos, enquanto no chão, no berço ou no colo os bebês ficam totalmente dependentes de adultos e com uma movimentação limitada.

O momento ideal para iniciar as atividades aquáticas, segundo vários autores especialistas, é a partir do terceiro mês, baseado em um consenso de dados observacionais da clínica pediátrica e alguns aspectos relativos ao desenvolvimento motor, porém é fundamental que a adaptação da criança no meio líquido seja feita em casa, na hora do banho, sendo esta de forma prazerosa e recreativa, e, sempre que possível, na presença dos pais.

E a natação conta com os mais diversos tipos de estímulos, como os visuais, sonoros, táteis, cinestésicos, proprioceptivos, os quais farão com que a criança aprenda e conheça o seu corpo mais facilmente.

A natação pode ter algumas contra-indicações, mas na maioria dos casos são passageiras, como gripes e inflamações. No caso de crianças com rinite (reação inflamatória da membrana mucosa nasal) há divergência de opiniões médicas. Alguns indicam a natação e outros não aconselham. Outro problema comum em bebês é a alergia a cloro. No entanto, nossa Escola utiliza o cloro orgânico ou sal no tratamento da piscina, o que evita reações alérgicas.

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA BEBÊS:

# - Desenvolvimento maturacional e neuromotor: fortalece o tônus, contribui com o equilíbrio, orientação espacial, coordenação motora grossa e fina, lateralidade;

# - Favorece as vias sensoriais (principalmente a fala, audição e tato);

# - Melhora as funções psicomotoras;

# - Aumento da capacidade cardio-pulmonar;

# - Melhor irrigação sanguínea;

# - Sono mais tranqüilo;

# - Melhora do apetite;

# - Socialização;

Hidroterapia

Hidroterapia Atividade terapêutica que utiliza os princípios físicos da água, com o intuito de reabilitação física em pacientes com distúrbios diversos pela atuação do Fisioterapeuta. Nesta forma de terapia, a água ajuda os pacientes a realizarem seus exercícios mais facilmente, sem dor e com menos esforço do que em terra. Isso ocorre porque, o peso do paciente fica reduzido quando submerso em água.
A Hidroterapia é indicada em casos:
- Ortopédicos, neurológicos, reumatológicos, pediátricos, respiratórios, psicológicos.


Benefícios:

- Diminuição da dor

- Relaxamento muscular;

- Facilita os movimentos;

- Aumento da circulação periférica;

- Redução de edema;

- Fortalecimento muscular;

- Melhora dos distúrbios do sono;

- Melhora a ansiedade e o stress;

- Diminuição da descarga de peso;

- Propicia e ortostatismo e marcha;

- Estimula equilíbrio e coordenação;

Triathlon

TriathlonA academia Tutubarão apoia os projetos de Iniciação Esportiva na modalidade de Triatlhon (Natação, corrida e ciclismo) instalados na beiramar de São José e Academia Tutubarao, sob a coordenação da Associação Desportiva Triatlética de Santa Catarina, através da Professora Elinai Freitas (48 - 8422-3895).