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Benefícios da Natação

04/01/2016
Um dos esportes mais completos e recomendados, a natação proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biótipos
Nadando você queima até 600 calorias por hora e tonifica os músculos de todo o corpo. Além disso, na água os riscos de lesões são mínimos. Para sentir os efeitos, é preciso treinar no mínimo 45 minutos, com frequência e intensidade adequadas ao seu nível de condicionamento.
Natação “é a ação de autopropulsão e auto sustentação na água que o homem aprendeu por instinto ou observando animais. É um dos exercícios físicos mais completos”.
Através da Natação queremos, como objetivo mais amplo, proporcionar ao aluno uma melhoria em sua qualidade de vida por intermédio de um melhor condicionamento físico, de uma relação mais concreta e objetiva com seu corpo, além do lazer e recreação, fins terapêuticos, utilitários e competitivos.

Vantagens da Natação:

 Aumentam e, disciplinam a capacidade cardiorrespiratória (coração e pulmão);
 Fortalecem a musculatura como um todo (mais força, velocidade e agilidade);
 Beneficiam as articulações (amplitude de movimento).
 É um esporte que não afeta as articulações, promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular, pois não tem impacto.

Esses proveitos vêm acompanhados, de um prêmio nada desprezível: diminuição das gorduras espalhadas pelo corpo desde que o exercício seja praticado regularmente duas a três vezes por semana, de 30 a 40 minutos por sessão. O contato com a água contribui ainda para diminuir as tensões emocionais, muitas vezes manifestadas através de músculos enrijecidos, pressão arterial elevada à frequência cardíaca acima do normal.
Além disso, por disciplinar a respiração, a natação pode ajudar nos casos de bronquite asmática.
A estimulação física na água ajuda também na recuperação de atletas lesionados pessoas com problemas no sistema locomotor.
Por facilitar os movimentos, os exercícios de recuperação tornam-se menos penosos e compõe um primeiro passo na retomada do trabalho muscular.
A natação ajuda, por fim, a prevenir problemas de coluna vertebral, distúrbios nas grandes articulações facilita a recuperação da flexibilidade em pessoas idosas.


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